Área de Concentração/Linha de Pesquisa

Área de Concentração: Fundamentos da Avaliação e Intervenção em Ciências da Reabilitação
Descrição: Estudo dos processos de interação biológica, avaliação e intervenção pertinentes aos sistemas neural, musculoesquelético e cardiorrespiratório, aplicados à prevenção, desempenho funcional e reabilitação.

Linha de Pesquisa 1: Processos Biológicos Aplicados à Estrutura, Função e Reabilitação 
Descrição: Investiga processos de adaptação dos sistemas nervoso e musculoesquelético, relacionados às respostas moleculares, celulares, fisiológicas e morfofuncionais, de modo a fornecer embasamento teórico e respaldo científico para os recursos terapêuticos utilizados nas ciências da reabilitação.

Linha de Pesquisa 2: Aspectos Biomecânicos e Funcionais Associados à Prevenção, Desempenho e Reabilitação
Descrição: Investiga métodos e técnicas de avaliação físico-funcional e biomecânica do movimento humano, além das adaptações agudas e crônicas advindas de intervenções individuais e coletivas no contexto da prevenção, reabilitação funcional e desempenho humano.

Linha de Pesquisa 3: Tecnologias Assistivas Associadas ao Processo de Reabilitação 
Descrição: A linha se propõe a investigar os efeitos de intervenções nos sistemas neuromusculoesquelético e cardiorrespiratório, por meio de tecnologias assistivas para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais em indivíduos com disfunções físico-funcionais.