A comunicação pode ser entendida sob diferentes perspectivas. A linguagem é a forma comunicativa preferencial do ser humano e a mesma pode ser estudada e analisada sob a perspectiva das habilidades linguísticas. Dentro de tal perspectiva, este projeto tem duas grandes vertentes: linguagem escrita e linguagem oral. Dentro da linguagem escrita, tem por objetivo compreender as habilidades preditoras para a aquisição da leitura e da escrita, além de implementar o Modelo de Resposta à Intervenção em cada uma de suas fases de três camadas em uma escola pública do Distrito Federal, bem como verificar a efetividade do RTI no aprendizado de crianças do Ensino Fundamental I. A outra vertente do projeto diz respeito à linguagem oral, nos seus aspectos de avaliação e intervenção. Neste ponto, temos como foco a equoterapia e como a intervenção de um Programa específico para comunicação pode interferir na linguagem de crianças com distúrbios da comunicação. O objetivo geral é avaliar o efeito da utilização de técnicas específicas de equoterapia para linguagem, controle postural de cabeça, controle motor oral e fala na capacidade do paciente para execução de tarefas relacionadas à funcionalidade da face e para o desempenho da comunicação em seu cotidiano.