Nível: mestrado

Carga horária: 60 horas

Ementa: Estuda os efeitos das restrições intrínsecas e extrínsecas no desempenho motor e da comunicação infantil e suas repercussões para a reabilitação. Investiga métodos e escalas de avaliação do desenvolvimento infantil, com ênfase na análise das escalas infantis validadas. Analisa os efeitos do treino no comportamento infantil.

 

Bibliografia:

 

1. Organização Mundial de Saúde (OMS). CIF: Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. São Paulo: EDUSP, 2019

2. LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

3. ALVES, A. C. J. Avaliação de Tecnologia Assistiva Predisposição ao Uso - ATD PA Br - versão brasileira. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1. ed., 2017.

4. TUDELLA, E.; TOLEDO, A.M.; LIMA-ALVAREZ, C.D. Intervenção Precoce: Evidências para a Prática Clínica em Lactentes de Risco. Editora Appris. Porto Alegre. 2019

5. TUDELLA, E; FORMIGA C. Fisioterapia Neuropediatrica: abordagem biopsicossocial. Manole, 2021

6. LEITE; CAMARGOS; GONCALVES. Intervencoes para criancas e adolescentes com paraliia Cerebral: Raciocinio Clinico para tomada de decisao baseada em evidencias. Editora Medbook, 2023

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10. CAMARGOS, LEITE, MORAIS, LIMA. Fisioterapia em Pediatria. Da evidencia a pratica clinica. Ed. Medbook, 2019.